Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
Essa é a lista de bairros de Macapá, que são uma divisão do município brasileiro supracitado, capital do estado do Amapá. Foram levados em consideração apenas os bairros oficiais cadastrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo dados do censo demográfico de 2010.
O primeiro bairro da cidade foi o Central, onde se estabeleceram as primeiras famílias e surgiu o núcleo urbano, tendo Macapá criada em 4 de fevereiro de 1758. Nas décadas e séculos a seguir, a formação de novos núcleos habitacionais proporcionou a expansão e configuração da atual zona urbana municipal. A partir de alguns dos povoamentos mais antigos, surgiram bairros como os atuais Laguinho, Trem, Beirol, Pacoval e Perpétuo Socorro.
Segundo o IBGE, em 2010, o município contava com 28 bairros oficiais, no entanto ainda havia um total de 32 não oficializados de segundo a prefeitura, ou seja, que foram criados sem registro jurídico especificando delimitações e quantidade de ruas, quadras e habitações. São alguns dos principais bairros não oficiais o Açaí, Cuba de Asfalto, Marabaixo e Morada das Palmeiras.
Os bairros se referem à divisão da zona urbana municipal, enquanto que no perímetro rural há a presença dos distritos, com um total de quatro em Macapá (além da sede): Bailique, Carapanantuba, Fazendinha e São Joaquim do Pacuí. O bairro mais populoso, em 2010, era o Buritizal, que contava com 26 651 habitantes, seguido pelo Novo Horizonte (24 360 pessoas), Novo Buritizal (23 975 pessoas) e São Lázaro (21 965 pessoas). O bairro Novo Horizonte ainda era o maior em questão territorial, tendo 15,3 km².